top of page

Você sabe o que é viabilidade econômica?

A viabilidade econômica é um estudo que engloba diversas analises sobre o mercado com o objetivo de avaliar o quão vale a pena algum investimento. É um componente fundamental para avaliar a sustentabilidade e o potencial de sucesso de um empreendimento no agronegócio. Ela envolve a análise detalhada dos aspectos financeiros e econômicos relacionados ao negócio agrícola escolhido, permitindo aos empreendedores tomar decisões embasadas e maximizar suas chances de obter lucros consistentes a longo prazo.

Viabilidade econômica traz para o produtor rural e empresário:

  • TOMADA DE DECISÕES FUNDAMENTADAS

  • REDUÇÃO DE RISCOS

  • AVALIAÇÃO DA MELHOR CULTURA PARA IMPLEMENTAR

  • AVALIAÇÃO DE RETORNO DO INVESTIMENTO

  • PLANEJAMENTO FINANCEIRO

  • ACESSO A FINANCIAMENTO

Portanto, é essencial realizar esse estudo, porque é através dele que será possível entender o mercado agrícola, incluindo a demanda por produtos agrícolas, os preços de mercado, as tendências e as oportunidades existentes, analisar a concorrência e as perspectivas futuras para avaliar se o negócio é realmente viável ou não.

É importante identificar e calcular todos os custos associados ao empreendimento, isso pode incluir custos de insumos (sementes, fertilizantes, pesticidas), mão de obra, equipamentos, aluguel ou compra de terra, custos de transporte e outros gastos operacionais. É necessário estimar esses custos com base em dados de mercado e preços atualizados.

Receita esperada: A análise de viabilidade econômica requer estimativas realistas das receitas esperadas.

E temos uma ÓTIMA notícia para você: a AGROLÓGICA realiza esse estudo de viabilidade econômica para as empresas, então não hesite em nós procurar caso esse seja um dos fatores que faltam para você abrir ou expandir o seu negócio.



Kommentare


bottom of page