top of page

Importância dos mapas de Produtividade

Em meio de um mercado globalizado e competitivo procurando garantir maior produtividade, há necessidade de conhecer o terreno e suas peculiaridades para melhor acomodar as culturas. O mapeamento de produtividade é uma poderosa ferramenta que te permite otimizar o gerenciamento de sua plantação, auxiliando na tomada de decisões e reduzindo custos, caracterizando o aperfeiçoamento que diferencia a área de Agricultura de Precisão das práticas tradicionais.


As melhorias que provém desse mapeamento vêm, dentre outros, dos dados sobre as áreas de maior, assim como de menor, produtividade, propiciando um plantio mais efetivo, rastreamento do valor de cada produto, e redução dos danos ambientais, podendo haver aumento da eficiência do plantio e economia com insumos . Outro uso do mapa de produtividade é seu uso como indicador de sucesso ou fracasso, podendo gerar mapas de lucratividade.


O mapa de produtividade é feito através de tecnologias de geoprocessamento, GPS e sensores no campo, sendo um exemplo o sensor de impacto, que detecta as áreas em que houveram mais impacto, traçando a produtividade deste local. Assim que identificadas as áreas que produzem menos, apontamos manchas de produtividade, que indicarão necessidade de análise do solo para identificar se há compactação, problemas no relevo, ou até mesmo se há ataque de pragas. O mapa permite conhecer a lavoura e suas características em cada parte de sua extensão, as quais podem apontar as melhorias que podem ser adotadas, sendo essa considerada a primeira camada da Agricultura de Precisão já que trata cada porção da lavoura de acordo com sua necessidade.


A Agrológica possui experiência e qualidade de mais de 30 anos de atuação no setor agrícola, contando com um time de graduandos em engenharia agrícola em parceria com os melhores professores da Unicamp no assunto.


Se interessou pela Análise do Mapa de Produtividade? Então preencha o formulário, que entraremos em contato em breve.

bottom of page